MODELO PRÉ-PROJETO TCC – Centro de Ciências da Saúde …

40 VISUALIZAÇÕES DOWNLOAD
Ferrari Red Power Masculino Baner Horizontal(728x90)
Ferrari Red Power Masculino Baner Horizontal(728x90)
40 VISUALIZAÇÕES DOWNLOAD

Nelson Alfredo Almeman Selini PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM SERVIÇO DE RADIODIAGNÓSTICO DE UM HOSPITAL DE ENSINO DO NORTE DO PARANÁ

Nelson Alfredo Almeman Selini PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM SERVIÇO DE RADIODIAGNÓSTICO DE UM HOSPITAL DE ENSINO DO NORTE DO PARANÁ

Trabalho de Conclusão de Curso Pós- Graduação em Gestão Hospitalar em Serviços de Saúde, da Universidade Estadual de Londrina, como requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientadora: Profa Dra. Cleuza Catsue Takeda Kuwabara Londrina 2011

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA HOSPITALAR PARCERIAS

Nelson Alfredo Almeman Selini PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM SERVIÇO DE RADIODIAGNÓSTICO DE UM HOSPITAL DE ENSINO DO NORTE DO PARANÁ

Trabalho de Conclusão de Curso Pós- Graduação em Gestão Hospitalar em Serviços de Saúde, da Universidade Estadual de Londrina, como requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientadora: Profa. Dra. Cleuza Catsue Takeda Kuwabara COMISSÃO EXAMINADORA

________________________________________ Profa. Dra. Cleuza Catsue Takeda Kuwabara

________________________________________ ________________________________________

RESUMO SELINI, Nelson Alfredo Almeman. Proposta de Implantação de Atualização Tecnológica em Serviço de Radiodiagnóstico de um Hospital de Ensino do Norte do Paraná. 55 fl. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão Hospitalar em Serviços de Saúde – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

Realizou-se um estudo da área de radiodiagnóstico de um Hospital de Ensino Público para analisar a viabilidade em se propor uma atualização tecnológica por meio do Sistema de Digitalização, Arquivamento e Disponibilização de Imagens de exames radiológicos (PACs). Essa tecnologia possibilitará a visualização das imagens em diversas áreas do Hospital, tanto em consultórios de atendimento, como nas áreas de internação, Centro Cirúrgico e áreas de ensino, agilizando e facilitando o dia a dia dos profissionais, melhorando a qualidade dos exames e de utilização dos recursos financeiros disponíveis, pois o sistema permitirá uma economia significativa em materiais de consumo e uma significativa contribuição para a preservação do meio ambiente, em razão da eliminação do uso de produtos quimicos. Por meio de levantamento dos dados de consumo, de custos, financeiro e recursos humanos pôde-se constatar que a média dos valores anualmente gastos na unidade possibilitará o retorno do investimento em aproximadamente quatro anos.

Palavras-Chave: Radiologia, Imagem Digital, Filmes Radiográficos

ABSTRACT SELINI, Nelson Alfredo Almeman. Proposal of Implantation of Technological Updates in the Service of Radiodiagnostic of a teaching Hospital of northern Paraná: 55 fl. Project of Conclusion of Course of Specialization in Hospital Management in Services of Health – Universidade Estadual de Londrina, 2011.

A study was conducted on the radiodiagnostic area of a Public Education Hospital to examine the feasibility of proposing a technological update through the System of Digitalization, Archiving and Provision of images of radiological exams (PACs). This technology will enable the visualization of images in various areas of the Hospital, both in the treatment rooms, as in the internment areas of hospital, surgical center and teaching areas, streamlining and facilitating the daily life of professionals, improving the quality of tests and the use of available financial resources, because the system allows significant savings in material consumption and a significant contribution to the preservation of the environment, due to the elimination of the use of chemicals. Through the survey of data consumption, costs, financial and human resources it could be seen that the average annual spending on the unit will allow the return on investment in about four years.

Figura 1 Primeiro Aparelho de Raio-X………………………………………………… 18

Londrina……………………………………………………………………………..

2008 a 2010……………………………………………………………………….

Figura 4 2008 a 2010……………………………………………………………………….

2010………………………………………………………………………………….

a 2010……………………………………………………………………………….

Figura 7 Evolução do consumo de materiais da Radiologia utilizados na 49 revelação de filmes radiológicos – Período de 2008 a 2011………

Sistema de Digitalização de Imagens no HUL………………………..

Tabela 2 Total de servidores da Divisão de Radiologia do HUL…………….. 45

do HUL……………………………………………………………………………..

período 2008 a 2010…………………………………………………………..

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ACR American College Of Radiology Bits Digitos binários CD Radiografia Digitalizada CECA Comissão Estadual de Controle Ambiental CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente CR Radiografia Computadorizada DICOM Imaging and Communication in Medicene – Sistema de Comunicação e Imagem Digital em Medicina ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes FEEMA Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente HD Disco Rígido HIS Hospital Information System – Sistema de Informação HUL Hospital Universitário de Londrina LAN Área de rede local MN Mamografia NEMA National Eletrical Manufacturers Association PACS Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens PEP Prontuário Eletrônico de Paciente RIS Radiology Information System – Sistema da Informação da Radiologia RNM Ressonância Magnética SADIHU Sistema Automatizado de Informações do Hospital Universitário SIH Sistema de Informação Hospitalar TC Tomografia Computadorizada UEL Universidade Estadual de Londrina US Ultrassonografia USB Barramento Serial Universal WIRELLES Rede sem fio.

1. INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………………… 13

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO……………………………………………………………………….. 13

1.2 JUSTIFICATIVA……………………………………………………………………………….. 14

1.3 OBJETIVOS……………………………………………………………………………………. 15

1.4 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA……………………………………………… 15

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ……………………………………………………………. 18

2.1 HISTÓRIA DA RADIOLOGIA NO BRASIL…………………………………………………. 18

2.2 EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA – DIGITALIZAÇÃO DE IMAGENS……………………….. 20

2.3 RADIOLOGIA E O MEIO AMBIENTE………………………………………………………. 23

IMAGENS PACS…………………………………………………………………………….

3. MATERIAL E MÉTODO………………………………………………………………………. 29

3.1 TIPO DE ESTUDO……………………………………………………………………………. 29

3.2 LOCAL DO ESTUDO…………………………………………………………………………. 29

3.3 COLETA E PROCESSAMENTO DOS DADOS……………………………………………. 29

4. PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PACS NO HU…………………………. 31

4.1 DESCRIÇÃO DOS ITENS E SUA APLICABILIDADE………………………………………. 33

4.2 CUSTO FINAL DE IMPLANTAÇÃO……………………………………………………….. 44

5. ANÁLISE DOS DADOS………………………………………………………………………. 45

6. CONCLUSÃO ………………………………………………………………………………….. 51

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ……………………………………………. 53

APÊNDICE ………………………………………………………………………………. 54

ESTUDO……………………………………………………………………………………….

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO Na atualidade, a busca pela excelência em diagnóstico por imagem é caracterizada pela ampla oferta de recursos advindos da crescente incorporação e evolução tecnológica.

A radiologia diagnóstica é um importante componente da informação clínica que auxilia na redução da incerteza sobre o diagnóstico e prevenção para o paciente e agrega a necessidade de aguçada percepção do profissional que analisa e interpreta a imagem (MASSAD, 2008).

O diagnóstico por imagem radiológica é diretamente proporcional à técnica utilizada, quando a imagem é mais nítida e de menor distorção, o que propicia diagnóstico mais seguro (HERNANDEZ, 2009; BOTTARO, 2007).

Em um ambiente hospitalar, as inovações tecnológicas são notadamente observadas em áreas de tratamento e de diagnóstico como: Centro Cirúrgico, Unidade de Imagem, local onde se concentram os exames de Radiologia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Hemodinâmica, dentre outros, onde se concentram os equipamentos de maior porte e de maior valor agregado (MASSAD, 2008) Os avanços tecnológicos contribuem demasiadamente para a melhora das técnicas, em especial na medicina, e visando também auxiliar os profissionais de saúde. Neste contexto, a Imagem Digital tem importante papel, pois hoje se tornou possível realizar diversos processamentos para demonstrar claramente os pontos que interessam ao médico para a tomada de conduta.

Massad (2008) apud Groopman (2007) relata em seu estudo que há algumas décadas um radiologista avaliava cerca de 12 a 15 mil casos por ano e que atualmente essa carga pode ter aumentado para cerca de 25mil casos. Alguns casos geram poucas imagens, mas em outras, como no caso da tomografia, as imagens são múltiplas aumentando em muito esse número, exigindo do médico uma

avaliação em segundos, o que ocasionou divergências nos laudos em 20% dos casos estudados.

Por outro lado, a área diagnóstica é alvo de importância no tocante à área econômica, principalmente relativa aos custos envolvidos, o que podem ser traduzidos em gastos com filmes, produtos químicos e de recursos humanos.

Assim, a produtividade de uma instituição se dá pela relação Qualidade/Custos, e a perseguição pelo menor custo sem prejudicar a funcionabilidade e a qualidade dos produtos/serviços deve ser um objetivo permanente nas empresas (ABBAS, 2002 apud CASTELLI, 2003).

40 VISUALIZAÇÕES DOWNLOAD